terça-feira, 1 de março de 2011

Histórico do Handebol

% O handebol surgiu assim...

Não se sabe exatamente quem criou o handebol, embora se tenha registros de modalidades semelhantes em vários momentos históricos. A verdade é que, desde a criação da bola, a prática do handebol já parecia ser algo inevitável. Para se ter uma idéia, um jogo parecido já era praticado na Grécia Antiga, fato até citado por Homero, na Odisséia.
Entretanto, a fama de criador do handebol é de um professor de Educação Física, o alemão Karl Sshelenz, considerado o pai do esporte. Em 1919, o professor reformulou o “Torball”, uma modalidade parecida, só que destinada às mulheres, e passou a chamar Handball. Berlim foi palco das primeiras disputas que se desenrolaram num campo de 40x20 metros. O esporte passou a ser praticado por homens, por isso, foram modificadas algumas regras. As dimensões do campo foram aumentadas até que foram igualadas às de um campo de futebol, cada equipe era formada por onze jogadores cada, a bola reduzida de tamanho, permitindo o manuseio com uma só mão, o que proporcionou maior movimentação na prática do jogo.
Devido ao fato do esporte ter sido desenvolvido por um professor de educação física, o handebol ganhou grande aceitação nas escolas e colégios de muitos países, como Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca e Checoslováquia, iniciando assim, as primeiras competições internacionais. Em 1925, Alemanha e Áustria fizeram o 1º jogo internacional, com vitória dos austríacos por 6 a 3.
Até então, as regras do esporte eram publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, fato que mudou em 1927, com a criação da Federação Internacional de Handebol, composta por 39 países membros. Outro importante capítulo da história do handebol foi a sua inclusão pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.
Os rigores do inverno da Europa, não permitiam a prática do handebol em campo aberto, fato que levou este esporte a uma adaptação, para que pudesse ser praticado em recinto fechado e de menor tamanho. Coube aos suecos a inovação diminuindo o tamanho do campo e o numero de jogadores, que passou a ser de sete atletas. Com isso, as jogadas ganharam em movimentação e rapidez. A natureza do piso possibilitava a maior movimentação com a bola. O campo, por ser de dimensões menores, permitia a todos os jogadores em campo atacarem e defenderem em bloco, o que imprimia às jogadas uma espantosa velocidade, com grandes possibilidades de gol.
Por razão climática, falta de espaço pela preferência do futebol, esporte já implantado em todos os países do mundo, e pelo reconhecimento de que era mais veloz, o handebol de salão passou a ter a preferência do público e se tornou um esporte independente, com técnica e tática própria, suplantando o handebol de campo.
Em 1972, nos Jogos Olímpicos realizados em Munique, na Alemanha, o handebol foi incluído na categoria masculina, reafirmou-se em Montreal, no Canadá em 1976 (masculino e feminino) e não mais parou de crescer.

O handebol no Brasil

Após a I Grande Guerra Mundial, um grande número de imigrantes alemães veio para o Brasil estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas. Dessa forma os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura, tradição folclórica e por extensão as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas, dentre os quais o então handebol de campo.
Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu primeiro presidente Otto Schemelling.
O Handebol de Salão somente foi oficializado em 1954 quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros.
Este handebol praticado com 7 jogadores e em um espaço menor agradou de tal maneira que a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), órgão que congregava os Desportos Amadores a nível nacional, criou um departamento de handebol possibilitando assim a organização de torneios e campeonatos brasileiros nas várias categorias masculinas e femininas.
Contudo, a grande difusão do handebol em todos os estados adveio com a sua inclusão nos III Jogos Estudantis Brasileiros, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1971, como também nos Jogos Universitários Brasileiros, realizado em Fortaleza, Ceará, em 1972.
A atual Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) foi fundada em 1979, tendo como primeira sede São Paulo e o primeiro presidente o  professor Jamil André.

33 comentários:

  1. me ajudou muito no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  2. Queria que falasse um pouco dos fatores historicos e sociais do handebol para um trabalho meu da escola,!!se me atender agradeço,.,gostei bastente da historia do handebol e tudo mas acho que devia incrementar um pouco pq o texto e as curiosidades em fim estão muito comuns dos outros!,,.

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou bastande do trabalho de educaçao fisica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. xiu seu idiota, nao tem nada pra fazer na vida, so sabe responder as pessoas sem o respeito q a sua mãe te deu, provávelmente nem deve ter família de tão idiota que é

      Excluir
  4. Obrigada por escrever sobre o Histórico do Handebol me ajudou muito no meu trabalho escolar de Educação Física....obrigada mesmo !!!!

    ResponderExcluir
  5. com essa afirmaçao tirei nota maxima

    muito obrigado por esse texto afirmativo


    muito obrigado ............aprendi muito com isso !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. no meu trabalho de educaçao fisica fiquei muito talentoso usando essa afirmaçao

    muito obrigado produtor( a )

    ResponderExcluir
  7. Você foi o melhor site que eu achei para fazer meu trabalho. Obrigado e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Me ajudou muitoh mais e muitooh grande ainda estou no 6 ano e copiei isso tudo no caderno😱

    ResponderExcluir
  9. gente me ajudou e muito mais nao e preciso ficar chingando o site sendo que ele nao tem oq vc quer.mandando palavroes e outras coisa eu estava vedo um cara(o)mandando varias coisa que se uma criança ver vai querer repitir tudo.

    ResponderExcluir
  10. me ajudou bastante com o trabalho de educaçÃO fisica

    ResponderExcluir