Ao longo da história, os indivíduos com alguma deficiência foram vistos como doentes e incapazes, e sempre tiveram em situação de desvantagem, sem alguns direitos, entre os quais incluem: direito à educação, à educação física e aos esportes.
Entende-se por inclusão a garantia, a todos, do acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade. Participar de uma sociedade inclusiva é respeitar as diferenças individuais, criando a possibilidade de aprender sobre a si mesmo e sobre cada um dos outros, em situação de diversidades de idéias, sentimentos e ações.
Conviver com pessoas diferentes, com outras histórias de vida, experiências, visões do mundo, possibilita nos tornar pessoas melhores. Ao se relacionar com uma pessoa com deficiência, procure agir naturalmente, não a trate como se ela estivesse doente. Porém, não ignore a existência da deficiência. Nunca ajude uma pessoa com deficiência sem perguntá-la antes como deve fazê-lo.
Ø Deficiência Visual
Caracterizada por limitação visual, variando da cegueira total à visão parcial, sendo que neste último caso ocorre a diminuição da percepção de cores e dificuldades de adaptação à luz.
Como lidar com a deficiência visual:
· Para ajudar alguém com deficiência visual, identifique-se para que ela perceba que está falando com ela e ofereça seu auxílio.
· Para auxiliar como guia, coloque a mão da pessoa no seu cotovelo flexionado. Ela irá acompanhá-lo enquanto você vai andando, sempre avisando, antecipadamente, a existência de algum obstáculo.
· Ao falar com um deficiente visual, fale em tom de voz normal. Não faz nenhum sentido falar em voz alta, a menos que a pessoa tenha, também, uma deficiência auditiva.
· Não brinque ou acaricie um cão guia, pois ele não pode ser desviado de seu dever que é guiar seu dono.
Ø Deficiência Física
É todo o comprometimento da mobilidade, coordenação motora geral ou da fala, causados por lesões ocasionadas por acidentes ou congênitas (de nascimento).
Como lidar com a deficiência física:
· Ao guiar uma pessoa de cadeira de rodas, nunca movimente a cadeira de rodas sem antes pedir a permissão. Escolha um caminho com menos obstáculos. Para descer uma rampa, vire a cadeira de rodas e desça de marcha ré, para que a pessoa não corra risco de cair de frente.
· Se for ter uma conversa com um cadeirante por mais de alguns minutos, sente-se para que ambos estejam com os olhos no mesmo nível.
Ø Deficiência Auditiva
É a perda total ou parcial da capacidade de compreender a fala através do ouvido. Tendo a variação da surdez profundo onde o sujeito não percebe os estímulos sonoros e a surdez leve onde a pessoa consegue perceber estes estímulos.
Como lidar com a deficiência auditiva:
· Para se comunicar com uma pessoa com deficiência auditiva, fale diretamente para a pessoa, sempre de frente para ela deixando a boca bem visível e tente falar no ritmo normal.
· Não é preciso gritar. Seja expressivo ao falar e não desvie o olhar, senão a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.
Ø Deficiência Intelectual
É atraso ou lentidão no desenvolvimento mental que pode ser percebido na maneira de falar, caminhar ou escrever, ele pode variar de leve ao profundo.
Como lidar com a deficiência intelectual:
· Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual. Não superproteja e não a subestime. As pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.
Lembre-se
Todos nós possuímos limitações! Pessoas que não possuem deficiência também possuem limitações, que se manifestam das mais diversas formas. A deficiência é uma limitação assim como outra, a única diferença é ser mais aparente.
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