quarta-feira, 20 de julho de 2011

A mídia e o voleibol

A mídia sempre esteve presente para informar o cidadão, em especial, através do jornal impresso, das rádios e, principalmente, a televisão. Atualmente, outras mídias estão presentes com o advento da computação e da internet: sites, blogs, etc.
No esporte em geral sempre foi dado mais atenção ao futebol em nosso país, que é um esporte considerado de massa, praticado por milhares de pessoas. A partir do final da década de 80, um fenômeno aparece para modificar totalmente alguns esportes: o marketing e, especificamente, o marketing esportivo, onde as empresas reconheceram no esporte uma forma de exposição de marcas, produtos, etc.
Porém, o esporte até então com mais espaço na mídia era o futebol, onde começavam a explorar placas de patrocínio, nas camisas, etc. O futebol é um esporte onde o tempo de transmissão é considerado extenso, afinal só de jogo oficialmente são 90 minutos.
No Brasil apareciam os atletas de outros esportes com uma imagem jovem, atraentes e que poderiam vender bem os produtos e, os escolhidos foram os atletas de voleibol. Inicia-se ali uma nova relação do voleibol com a televisão.
Para viabilizar-se a transmissão de partidas de voleibol, que eram longas, com 3 a 4 horas de jogo, eram necessárias algumas mudanças, em especial, na diminuição do tempo de jogo. Em função disso foram realizadas algumas mudanças desde então na relação do jogo com a televisão e, essas mudanças foram através das regras do esporte.
A seguir algumas regras que foram modificadas pela influência da mídia:
  • O sistema de vantagens aplicado ao voleibol era o principal problema aos interesses da televisão. O ponto era marcado somente quando a equipe recuperasse a vantagem e, logo em seguida, confirmasse a vantagem adquirida. Dessa forma, as partidas devôlei se tornavam muito demoradas.
  • Só era permitido o contato com partes do corpo que fossem acima da cintura.
  • O local destinado para o saque era restrito, a um espaço pré-estipulado.
  • O saque, ao tocar a rede, era imediatamente anulado, dando a vantagem à equipe adversária.
  • Para a chamada recepção da primeira bola, não era permitido o contato com as mãos separadas umas das outras.
Este conjunto de regras sofreu transformações que possibilitaram ao jogo uma maior dinamicidade e previsão. Isso teve, na mídia, uma grande aliada. Nesse contexto, o voleibol, com a ajuda da televisão e o interesse de outros agentes envolvidos (dirigentes, técnicos, jogadores, etc.) passou de um esporte pouco conhecido, a um esporte “popular”, conhecido e praticado por pessoas de todas as classes sociais e de todas as regiões do Brasil. Com isso, o esporte se tornou um empreendimento que rende milhões com a divulgação de produtos dos patrocinadores, que começavam a se interessar pelo esporte.

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